Medicamentos

 A orientação sobre os medicamentos de uso regular deve ser feita de maneira individualizada, de acordo com as condições físicas e de saúde de cada paciente e associado ao tipo de cirurgia que será realizada. Isto deve ser conversado com o médico cirurgião e médico anestesiologista com antecedência ao procedimento a ser realizado.

Atenção especial a medicamentos que devem ser suspensos ou substituídos para a segurança do paciente.

 

Antiagregantes plaquetários

Ácido acetilsalicílico, clopidogrel, ticagrelor, cilostazol e ticlopidina são exemplos de antiagregantes plaquetários. Popularmente conhecidos por “afinar o sangue”. Geralmente exigem suspensão entre 5 e 7 dias antes do procedimento. O tempo deve ser seguido sempre de acordo com a orientação médica fornecida, levando em consideração a cirurgia a ser realizada e comorbidades do paciente.

 

Anticoagulantes

Cirurgias de grande porte e mais complexas exigem a suspensão de 3 a 4 dias antes do procedimento. O médico fará uma avaliação de acordo com o perfil do paciente.

 

Medicamentos para Diabetes e Obesidade

A maior parte dos medicamentos orais devem ser suspensos apenas no dia da cirurgia. Se a pessoa faz uso de insulina, esta deve ser mantida. O médico fará a redução da dose da insulina de longa duração para diminuir o risco de hipoglicemia devido ao jejum pré-operatório.

Atenção as medicações usadas para controle da diabetes e que também estão sendo usadas no tratamento da obesidade e controle do peso. Como Victoza, Saxenda, Ozempic, Trulicity. O uso dessas medicações deve ser interrompido em tempo hábil a fim de esvaziar completamente o estômago. O tempo pode variar entre 48h a 21 dias. Converse com seu médico.